terça-feira, 4 de junho de 2013

DEPOIMENTO

O QUE É UM DEPOIMENTO?

Ato de depor em juízo, pelo qual uma pessoa, denominada testemunha, faz suas declarações perante a autoridade que a convocou ex officio ou em atenção a pedido deferido por ela. O depoimento, na técnica jurídica, é o meio de prova. A testemunha, ou depoente, alude, em seu depoimento, aos fatos trazidos ao conhecimento do julgador da causa, e assim se insere como elemento fundamental do processo em andamento.

EXEMPLO:

“Engravidei aos 17 anos porque tinha relações com o meu namorado e nem sempre usávamos camisinha. Eu nunca tinha tomado pílula, nem me preocupava com isso, achava que não ia acontecer nada comigo. Quando descobri, demorei dois meses para criar coragem de contar aos meus pais, porque a gente nunca conversou em casa sobre sexo, não tive orientação da parte deles. Tive a sorte de poder contar com o apoio dos dois e do meu namorado. Mesmo assim, fiquei chocada com o que tinha acontecido, minha vontade era sumir, morrer, não queria de forma alguma. Levou um tempo até eu aceitar o bebê. Terminei aquele ano no colégio e tive que parar de estudar, assim como o meu namorado. Arrumamos emprego e fomos morar na nossa própria casa. De uma hora para outra, minha vida mudou totalmente, tive que assumir um monte de responsabilidades, tudo o que a gente fazia era pensando no nosso filho. Sem querer, os amigos ficaram de lado porque as baladas, as bagunças tiveram que ser deixadas para trás. Hoje a minha filha tem sete anos e é supercompanheira, a razão da minha vida. Mas, por ter vindo na adolescência, foi muito difícil. Quando vejo uma garota grávida, fico triste, sei o quanto é sofrido. Ser mãe é bom, mas o melhor é esperar a hora certa.”
Sandra Ribeiro*, 24 anos

EMAIL

O QUE É EMAIL?

Correio eletrônico, ou simplesmente e-mail (abreviatura de eletronic mail), é uma ferramenta que permite compor, enviar e receber mensagens, textos, figuras e outros arquivos através da Internet. É um modo assíncrono de comunicação, ou seja, independe da presença simultânea do remetente e do destinatário da mensagem, sendo muito prático quando a comunicação precisa ser feita entre pessoas que estejam muito distantes, em diferentes fusos horários.

EXEMPLO: 


segunda-feira, 3 de junho de 2013

ROMANCE

O QUE É ROMANCE:

Romance é um tipo de história longa e complexa, com várias personagens.Caracterizado por livros, eles permitem que o leitor se aprofunde na trama e conheça bem cada um dos protagonistas dela. Dentro de um romance podem existir histórias secundárias que ajudam a compor o caráter e a personalidade das personagens ou ajudam no entendimento do que se passa na história.
Por possuir uma trama assim tão bem elaborada é praticamente indispensável o grande número de personagens. Geralmente os protagonistas são descritos de forma tão minuciosa que no fim do romance nos sentimos íntimos deles. A história dessas personagens principais é recheada com outras histórias que dão conteúdo a obra. É como uma novela da tv!





EXEMPLO:




CONTA DE CONTABILIDADE

O QUE É CONTA DE CONTABILIDADE?

Contas é o nome técnico que identifica um componente patrimonial (Bem, Direito, Obrigação ou Patrimônio Líquido) ou um componente de resultado ( Despesa ou Receita). Todos os acontecimentos que ocorreram diariamente na vida de uma empresa (compras, vendas, pagamentos, etc...) são registrados pela Contabilidade em contas próprias. Assim, toda movimentação de dinheiro efetuada dentro da entidade é registrada em uma Conta denominada Caixa; os objetos comercializados pela entidade são registrados em uma conta denominada Mercadorias, e assim por diante.


EXEMPLO:


CARTA AO LEITOR E CARTA AO LEITOR



O QUE É CARTA AO LEITOR?


Carta ao leitor é o espaço para os leitores de jornais e revistas dar suas sugestões, críticas, opiniões e reclamações. 
Dessa forma, o leitor tem a oportunidade de participar da formação da opinião pública, sempre que discordar de alguma informação, ou quiser, por exemplo, dar uma sugestão. 
É fato que os jornais e as revistas noticiam muitos fatos e da mesma forma que em algumas situações o leitor concorda com o que foi dito, em outras discorda. Assim, ele tem espaço para suas manifestações. 


EXEMPLO DE CARTA AO LEITOR:


Assunto: Uma cadeia de fraudes e abusos


Entre as ações de cunho demagógico e dilapidador que emperram o desenvolvimento do Brasil, está a demarcação selvagem de terras. Não se discute que o país precisa ter reservas ambientais, alguns assentamentos agrícolas e áreas que preservem culturas autóctones. Mas o que ocorre hoje passa muito longe do bom senso, como mostra a reportagem especial que começa na página 154 desta edição. Para se ter uma ideia, se o governo demarcar toda a extensão reivindicada por sem-terras, índios, quilombolas, ambientalistas e ideólogos do atraso travestidos de antropólogos, sobrarão para as atividades produtivas apenas 8% do território nacional – uma área equivalente à soma de Bahia e Piauí. O cálculo alarmante foi feito pela Embrapa, a respeitada agência de tecnologia rural do país.
Para verificar como funciona na prática a demarcação no Brasil, VEJA enviou os repórteres Leonardo Coutinho, Igor Paulin e Júlia de Medeiros a campo, coordenados pelo editor Felipe Patury. Durante um mês, eles visitaram onze municípios em sete estados. Percorreram mais de 3 000 quilômetros de carro e barco, para conhecer reservas e entrevistar setenta pessoas, entre autoridades federais, policiais, juízes, religiosos, pesquisadores, beneficiários da criação das reservas e vítimas desses processos. Ao final, descobriram uma verdadeira fauna de espertalhões: negros e brancos que se declaram índios, padres que “ressuscitam” etnias desaparecidas há 300 anos e ONGs que estimulam moradores de cidades a se passar por silvícolas – para, desse modo, receber mais dinheiro de organizações estrangeiras e de Brasília. A reportagem produziu uma evidência enfática de como boas causas podem deflagrar uma cadeia de fraudes e abusos que, se não forem detidos, prejudicarão a todos – inclusive as minorias de verdade, que precisam mesmo da proteção do estado.
Por Reinaldo Azevedo



O QUE É CARTA DO LEITOR?


Carta do leitor é quando o leitor manda uma carta para quem o escreve. O leitor da sua opinião sobre o assunto.


EXEMPLO:

Paulo Duarte - 

01/05/2010 às 16:40


É a indústria da ecologia, ONGS, índios, ecologistas e outros istas, podem tudo. Áreas imensas onde pessoas do povo são proibidas de entrar, pois são reservas naturais, e daí as ONGS tomam posse de tudo, como exploradores, logram fortunas com uso de tais terras. Afetam a antureza dos animais, aplicam coleiras, fazem perseguição, injeções tranquilizantes, manuseio de todo tipo etc, AFINAL SÃO CIENTISTAS e é para pesquisa. Os índios, também dentro das reservas, cortam árvores, vendem minérios, aliam-se a traficantes, e ameaçam a integridade de nossas fronteiras. Há o turismo controlado dentro de tais reservas pelas ONGS -uma fonte de lucros enorme. Temos que acabar com isso…

CONVITE

O QUE É UM CONVITE?


O convite geralmente é um texto destinado à pessoas conhecidas, como amigos e familiares. Nele estarão contidas informações (data , local, hora) a respeito de um acontecimento, uma festa ou até uma reunião em que as pessoas que o recebem estão sendo intimadas a comparecer .

EXEMPLO:




CRÔNICA



O QUE É UMA CRÔNICA?

A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.

Você já deve ter lido algumas crônicas, pois estão presentes em jornais, revistas e livros. Além do mais, é uma leitura que nos envolve, uma vez que utiliza a primeira pessoa e aproxima o autor de quem lê. Como se estivessem em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar sobre fatos até mesmo íntimos com o leitor.

EXEMPLO:

Nunca morei com meu pai, não o tive por perto nem nos meus piores momentos, e nem nos melhores.
Fico pensando, porque que os pais têm que morar separados? Por quê? Tudo bem que é porque eles não dão certo juntos, ou que engravidou por descuido e outras milhões de coisas... Mas será que eles não deviam pensar primeiramente nos filhos, depois neles? 
Querendo ou não eles terão uma vida a mais. Uma vida que surgiu deles, que se não fossem eles, ela não existiam... Mas como sempre, eles acham que não vão ser felizes vivendo juntos e decidem separar, cada um vai para seu canto. Concorda num valor de uma pensão para pagar para quem fica com a criança e pronto, vai recomeçar sua vida como se nada estivesse acontecido. Mas será que não aconteceu nada mesmo? Será que uma simples pensão será suficiente, para uma criança que chegou num mundo completamente diferente, do mundo que ela estava acostumada a viver? Será que não é necessário AMOR, tanto do pai quanto da mãe? 
E no caso das mães que tem mais de um filho? Será que ela vai conseguir amar a todos igualmente? Será mesmo, que não é preciso um pai? Nem que seja para quando a mãe brigar a criança ir chorar no colo do pai? Nem que seja para brigar? É brigar... Pai também briga, chama atenção, coloca de castigo. E às vezes são piores que a mãe.
Na hora você acha ruim mesmo, odeia... Mas pelo menos você o tem para te mostra o que é certo, e o que é errado... Imagina você crescer num mundo onde você tem que quebrar a cara sozinho? Aprender com seus próprios erros? Não a mãe, também mostrar como é o mundo, mas nunca que ela vai ter a mesma visão que o pai. O pai é mais maldoso nas coisas, tem consciência do que está fazendo, a mãe leva mais pelo lado do amor, da calma, que isso um dia vai passar... Mas será que vai passa mesmo? Será que não é melhor ir pelo lado maldoso do pai e ficar preparo para qualquer coisa? 
Para uma criança, o pai na hora que está bravo é um monstro... Mas é porque ele não sabe como é realmente o mundo... Como aquela bronca que o pai deu, vai servir futuramente para ele... Não só as criança, os adolescentes também acha o pai um ‘’saco’’, prosa ruim, um chato, que não deixa ele ir para lugar nenhum... Fica com raiva do pai dias e mais dias... Só anos depois e que vai descobrir que o pai tava certo. Mas aí como sempre, é tarde demais... Não adianta se arrepender, porque já passou não tem como voltar atrás...

RESENHA

O QUE É UMA RESENHA?


A resenha é uma abordagem que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço. Pode ser texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.
O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol. Uma resenha pode ser "descritiva" e/ou "crítica".
 
EXEMPLO:

O cortiço

No começo do livro, as ações estão envolvidas em volta do personagem João Romão, um português avarento e ganancioso comerciante que engana uma escrava chamada Bertoleza e a induz a trabalhar de graça, esta passa ser a sua amante. João Romão era uma pessoa extremamente ambiciosa e privava-se de luxo, gastando seu dinheiro apenas com negócios que o faziam ganhar mais dinheiro. Com isto, ele começa a construir um cortiço e seu vizinho Miranda, um rico português questiona as riquezas de Romão e vive invejando-o. Miranda conseguiu acumular as riquezas através do dote que recebeu de sua mulher no casamento, Estela, porém é um casamento infeliz e eles não se amam. Romão constrói uma pedreira e contrata Jerônimo para fazer a supervisão dos trabalhadores escravos.
A seguir na história, podemos acompanhar a transformação do personagem Jerônimo, que aos poucos se torna um brasileiro preguiçoso, malandro e cafajeste, pois se encanta por uma mulata chamada Rita Baiana, que mora no cortiço e possui um namorado.
Enquanto isto ocorre, o português Miranda consegue um título de barão, que faz com que Romão passe a invejá-lo. O cortiço é destruído em um incêndio e João Romão o reconstrói, mas com um estilo voltado para a classe média, ao invés de estilos que lembravam favelas. Com o tempo, desperta o interesse de casamento de João Romão com a filha de Miranda, para que ele possa também tornar-se uma pessoa nobre. Porém, ele não poderia casar-se com Bertoleza trabalhando para ele, pois naquela época a abolição dos escravos já havia sido realizada e ela era a sua amante. Ele planeja contar ao dono de Bertoleza que a escrava sumiu, e quando o verdadeiro dono chega para procura-la e levá-la, ela tira sua própria vida, com a faca que limpava peixe, abrindo o seu próprio ventre.
Ironicamente, um grupo de abolicionistas aguarda João Romão na sala de sua casa para diploma-lo como sócio benemérito benfeitor, pois aos olhos externos ele era uma pessoa que se preocupava com a situação dos negros e escravos do Brasil naquela época.

PLANFLETO

O QUE É UM PANFLETO?

Um folheto , ou panfleto é um meio de divulgação de uma ideia ou marca, feito de papel e de fácil manuseabilidade. Por seu baixo custo é muito utilizado para atingir grandes públicos em pouco tempo.
Os panfletos visam apresentar, numa circulação rápida, de mão em mão, mimeografados ou fotocopiados, ideias, opiniões ou informações sobre diversos assuntos, como por exemplo publicidade de um produto, orientação ou ajuda num determinado local, ou ainda a exposição de qualquer tipo de produção artística ou política, entre outros.

EXEMPLO:

ARTIGO DE OPINIÃO


O QUE É UM ARTIGO DE OPINIÃO?

O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.
É um texto dissertativo que apresenta argumentos sobre o assunto abordado, portanto, o escritor além de expor seu ponto de vista, deve sustentá-lo através de informações coerentes e admissíveis.
Logo, as ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.

EXEMPLO:

 Copa do mundo no Brasil em 2014

O Brasil não possui e nem possuirá condições de realizar esse evento.
A copa irá gerar cerca de 700 mil empregos, tanto permanente quanto temporário, isso nos trará diversos benefícios, mas o fato é que depois que passar a copa todos estarão novamente desempregados. Sem contar os inúmeros problemas que existem no Brasil. Como educação, saúde, meio ambiente, os problemas de investimentos em infraestrutura e outros que deveria ser avaliados. 
E ainda que o Brasil esta sofrendo ate hoje com as mortes os desabrigamento que as chuvas que todo fim/inicio de ano estar tendo ultimamente.
Se o Brasil pegasse R$ 36,4 bilhões e investissem em escolas e hospitais que esta em falta, todos sairíamos ganhando.

BIBLIOGRAFIA

O QUE É UMA BIBLIOGRAFIA?

Bibliografia é um termo generalizado para designar a listagem das fontes de consulta utilizadas na pesquisa de determinado tema para elaboração de um trabalho escrito. O objetivo de uma bibliografia é documentar o trabalho, mostrando que as opiniões que constam no trabalho são sustentadas pelas fontes consultadas.

A bibliografia deve aparecer no final do trabalho produzido com referência não só a livros como também revistas, jornais, vídeos, sites da internet e qualquer outro recurso utilizado na pesquisa. Por isso, no momento da pesquisa, é importante anotar alguns dados fundamentais para fazer a referência bibliográfica.

EXEMPLO:

Referência bibliográfica de um livro: 

CEREJA, Willian Roberto, Português Linguagens, 7°edição reformulada, São Paulo, Editora Saraiva, 2010

Referência bibliográfica de um site:

Jostein Gaaeder, O mundo de Sofia, Disponível em: <http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/346501/o-mundo-de-sofia-romance-da-historia-da-filosofia> Acesso em: 03/06/2013

RESUMO

O QUE É RESUMO?

Resumo é um texto que sintetiza o conteúdo de um livro ou documento, abordando as ideias principais em uma quantidade reduzida de palavras.
A maioria dos tipos de resumo são elaboradas de forma que não seja necessária a consulta do livro ou documento completo para determina se o assunto é ou não revelante para o autor.
É

EXEMPLO:

O mundo de Sofia

     Sofia era uma menina de quase quinze anos que morava com sua mãe, pois o trabalho de seu pai o deixava ausente boa parte do tempo. 
   Certo dia, quando vinha da escola, encontrou dois pequenos envelopes brancos com mensagens anônimas em sua caixa de correio com as perguntas Quem é você? De onde vem o mundo?. A partir daí passa a receber também cartões postais de um agente de paz da ONU Major do Líbano, para ser entregue à sua filha, uma menina chamada Hilde Knag que também fará aniversario na mesma data que Sofia, seguidos de um curso de filosofia ministrado pelo Alberto Knox. 
  Sofia nunca havia ouvido falar nesse estranho Major e nem de Hilde, mas vai percebendo que ele sabe tudo sobre ela. Ao longo das lições filosóficas, Sofia e Alberto tentam conquistar o misterioso Albert Knag. Albert aparenta ter poder igual ao de Deus. Sofia com base na filosofia, e a ajuda de Alberto tenta se entende o mundo que vive. 
    Tudo isso vem acompanhado de acontecimentos que parecem cientificamente impossíveis, como conseguir ver a própria imagem no espelho, piscar com os dois olhos ou ver de verdade Sócrates e Platão. 
No último capítulo, Sofia descobre que ela e seu professor Alberto são apenas duas personagens do livro que Alberto Knag escreveu para presentear a sua filha no seu aniversário. Eles não existem.

SINOPSE

O QUE É UMA SINOPSE?

Sinopse é um resumo, uma síntese de uma obra literária, científica e etc. A sinopse é também chamada de sumário, pois é também uma versão mais curta de um texto original, não necessariamente um resumo.
O objetivo da sinopse é fazer com que o leitor entenda os pontos principais do texto original, e pode ser lido a sinopse de um livro, filme ou evento, e ele é essencial para fazer com que os indivíduos se interessem ou não pelo resto da obra, é uma espécie de chamariz. 

EXEMPLO: 

FILME:  A APOSTA 

Richard (Donald Vardales), um mulherengo de Las Vegas, aposta uma grana preta com seu melhor amigo Carl (Fredricksen Diaz) que encontrará uma namorada, para não passar o dia dos namorados sozinho. Mas ele não esperava que fosse se apaixonar pela belíssima Lily Richte ( Dakota Owens) que também se apaixona perdidamente por ele, recusando a continuar com a aposta. Quando tudo parece dar certo entre eles Lily descobre que ele só esta com ela por causa da aposta, e decidir ir morar em uma cidadezinha com seus pais, fazendo com que ele perdesse a aposta e ela para sempre.

domingo, 2 de junho de 2013

MEMORANDO

O QUE É UM MEMORANDO?

O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.


EXEMPLO:


INSTITUTO FEDERAL NORTE DE MINAS GERAIS
Elias Rodrigues de Oliveira Filho
Diretor Geral
REITOR Luiz Cardoso Moura Filho


Ofício n.º 87/2013/GR

Arinos MG, 06 de junho de 2013


Ao Senhor Chefe do Departamento de Administração do Setor de Produção


Assunto: Planilha de controle de todo o Setor de Produção


Senhor Chefe do Departamento de Administração do Setor de Produção, venho através deste informar que a partir do dia 08/06/2013 deverá ser entregue no Departamento de Administração e Planejamento uma Planilha de controle de todo o Setor de Produção
Conto com sua compreensão  Excelentíssimo.


Atenciosamente,
                                  



Elias Rodrigues de Oliveira Filho

Diretor Geral

OFÍCIO

O QUE É UM OFÍCIO?


O ofício é tipo de correspondência externa muito usado, especialmente quando o destinatário é órgão público. Ele serve para "informar, encaminhar documentos importantes, solicitar providências ou informações, propor convênios, ajustes, acordos, etc., convidar alguém com distinção para a participação em certos eventos, enfim, tratar o destinatário com especial fineza e consideração"

EXEMPLO:



INSTITUTO FEDERAL NORTE DE MINAS GERAIS
GABINETE DA REITORIA
REITOR Luiz Cardoso Moura Filho


Ofício n.º 45/2013/GR

Arinos MG, 06 de junho de 2013


A Sua Excelência o Senhor
 Luiz Cardoso Moura Filho
Avenida Francisco Bernardino, 165 - Centro
70.160-900 – Brasília. DF

Assunto: Convite para a inauguração do Campus Arinos

Senhor Ministro, venho através deste convidar o Excelentíssimo Senhor Ministro para a inauguração do Campus Arinos que acontecerá no dia:

DATA: 22/06/2013
HORA: A partir das 19:30
LOCAL: AV. Aristóteles Fernandes Valadares n° 906
CIDADEArinos MG
CEP: 38680.000
TELEFONE: (32) 3257-4100
  

Conto com a presença do Excelentíssimo neste solene evento.
Atenciosamente,


Elias Rodrigues de Oliveira Filho
Diretor Geral do Campus Arinos

CONTRATO

O QUE É UM CONTRATO?



Um contrato é um vínculo jurídico entre dois ou mais sujeitos de direito correspondido pela vontade, da responsabilidade do ato firmado, resguardado pela segurança jurídica em seu equilíbrio social, ou seja, é um negócio jurídico bilateral ou plurilateral. É o acordo de vontades, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos.
As cláusulas contratuais criam lei entre as partes, porém são subordinados ao Direito Positivo. As cláusulas contratuais não podem estar em desconformidade com o Direito Positivo, sob pena de serem nulas.


EXEMPLO:


CONTRATO DE TRABALHO



O presente Contrato é firmado entre Elisângela Ferreira do Rosário , residente e domiciliado na Rua João Oliveira Campos n° 456, inscrito no CPF sob o número 18.906;538.902(doravante denominado a “EMPREGADORA”), e Marliane Ribeiro Mascarenhas, brasileira, empregada doméstica, residente e domiciliado na AV. Aristóteles Fernandes Valadares 234, portador(a) da CTPS nº 26.109.576.384 (doravante denominada “EMPREGADA”).


As Partes concordam em firmar o presente Contrato de Trabalho (“Contrato”), nos seguintes termos e condições:


1. Duração e Período de Experiência


1.1. O presente contrato é firmado por um período de experiência de 60 dias, prorrogável expressa ou tacitamente por mais 20 dias . Permanecendo a EMPREGADA a serviço da EMPREGADORA após o término do período de experiência, o presente contrato passará a vigorar por tempo indeterminado e será igualmente regido pelas cláusulas do presente instrumento.


1.2. Sua data de início será 03/ 06/2013.


2. Condução ao Cargo e Obrigações


2.1. A EMPREGADA deverá desempenhar as obrigações inerentes ao cargo de empregado doméstico e babá, que consistem principalmente, mas não exclusivamente, em tudo que se refere à criança e ao cuidado com a casa, incluindo lavar e passar roupa e fazer comida.


2.2. A EMPREGADA concorda que, durante a vigência do presente contrato, a exclusivo critério da EMPREGADORA, poderá ser requisitado para desempenhar outras atividades em âmbito domiciliar, desde que compatíveis com suas qualificações.


3. Salário


3.1. A EMPREGADORA pagará à EMPREGADA o salário fixo mensal no valor de R$ 750,00 que será reajustado de acordo com as disposições legais e normas coletivas de trabalho aplicáveis.


3.2 Serão descontados do salário mensal da EMPREGADA o percentual de 6%, caso necessite de vale-transporte a ser utilizado durante o mês para locomoção residência-trabalho – residência, nos termos dos artigos 9º e 11º do Decreto nº 95.247/87 e 8% de contribuição ao INSS, conforme artigos 11, II, e 14, II, da Lei nº 8.213/91 e artigos 12, II, e 15, II, nº 8.212/91 c/c Portaria interministerial MPS/MF Nº 15/2013.


4. Local de trabalho


4.1. A EMPREGADA exercerá suas funções no domicílio do empregador situado no endereço indicado no preâmbulo deste Contrato, bem como em outros locais determinados pelo empregador para acompanhamento da criança.


5. Jornada de trabalho


5.1. A EMPREGADA trabalhará de segunda a sábado tendo a sua jornada início às 8:30 hs e término às 16:30 hs, com intervalo para repouso e refeição de 12:30 hs às 13:30 hs [a jornada deve ser de no máximo 44 horas por semana e no máximo 10 horas em cada dia; o intervalo não poderá ser inferior a uma hora nem superior a duas horas], podendo variar de acordo com a cláusula 5.2 abaixo.


5.2. EMPREGADORA e EMPREGADA concordam que a jornada da EMPREGADA poderá variar em cada semana desde que respeitados os limites de 10 (dez) horas de trabalho por dia e 44 (quarenta e quatro) horas de trabalho por semana, através da compensação de jornadas diárias dentro da mesma semana, de modo que o excesso de jornada em um dia seja compensado com a redução na mesma proporção em outro dia.


5.3 As horas extras deverão ser pagas com acréscimo de 50% sobre o valor da hora normal, salvo quanto àquelas realizadas em dias de repouso, que deverão ser pagas com adicional de 100%, devendo ser considerados para fins de INSS e FGTS, este último quando for regulamentado e se tornar devido. O valor da hora normal será calculado com base no divisor 220.


5.4 A EMPREGADA terá direito ao seu repouso semanal remunerado, que será gozado sempre aos domingos, como também ao gozo dos feriados civis e religiosos;


5.5 Em virtude do grande deslocamento entre sua residência e o local de trabalho e as horas que seriam gastas todos os dias para tanto, a EMPREGADA opta por dormir na residência da EMPREGADORA, ficando estabelecido que todo o período entre as jornadas de trabalho efetivos em um dia e outro será destinado exclusivamente ao seu descanso, não se encontrando nesse caso à disposição ou aguardando ordens da EMPREGADORA, razão pela que nenhum valor adicional ser-lhe-á devido por esse motivo.


E, estando justas e acordadas, as Partes firmam o presente instrumento em 2 vias de igual teor e forma, perante as testemunhas subscritas abaixo, para os devidos fins de direito.


Arinos MG 31/05/3013


_________________________


Empregador 


Testemunhas:


___________________________


Nome: Rogério Martins de Freitas Junior 


RG:08.367.012.640


__________________________


Empregado


______________________________


Nome:Anita Alves Hoed


RG:30.167.093.731

OBSERVAÇÃO: O empregador e o empregada devera assinar. Lembrando que, este não estar assinado devido ser apenas um exemplo.

FOLDER

O QUE É UM FOLDER?


O folder (português brasileiro) ou prospecto (português europeu) é o nome que designa um tipo de impresso publicitário parecido com o flyer, só que com dobras.
O folder é utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária. Dependendo do tamanho do papel é possível fazer um grande número de dobras.

EXEMPLO:



LETRA EM MÚSICA

O QUE É LETRA EM MÚSICA?

Letra, em música, é o texto que acompanha nas composições musicais para ser cantado ou recitado (letras de canções). Em várias composições o texto não é só cantado, mas pode ser recitado, como no caso do recitativo que chega, em muitos casos, a ser falado no mesmo tom, ou, ainda, como na poesia lírica, onde o texto pode ser recitado com acompanhamento de um instrumento musical.

EXEMPLO:


EU AMO AMAR VOCÊ


Eu amo amar você
Pra quem diz que amar é um erro
Eu continuo a dizer
Eu amo amar você ( bis)

Quando o amor chega, não tem como fugir
Cada vez me vejo mais louca por ti
Um sentimento que não sei explicar
Somente sentir

Quando começou, pensei que era apenas brincadeira
Mas aos poucos percebi que é amor pra vida inteira
De um grande erro, surgiu você
Então eu só tenho a dizer

Eu amo amar você
Pra quem diz que amar é um erro
Eu continuo a dizer
Eu amo amar você ( bis)

sábado, 1 de junho de 2013

RECEITA CULINÁRIA

O QUE É RECEITA CULINÁRIA?

A receita culinária tem como objetivo informar a fórmula de um produto seja ele industrial ou caseiro, contando detalhadamente sobre seu preparo. É uma sequência de passos para a preparação de alimentos.
As receitas geralmente vem com seus verbos no modo imperativo, para dar ordens de como preparar seu prato seja ele qual for.

EXEMPLO:

GELATINA COLORIDA, COBERTA COM LEITE CONDENSADO

INGREDIENTES

4 caixas de gelatina de sabores diferentes
2 latas de leite condensado

MODO DE PREPARO

Faça as 4 caixas de gelatinas, em vasilhas separadas ( cada sabor em uma vasilha), e leve a geladeira como normalmente.
Quando elas estiverem consistentes retire da geladeira e corte em cubos.
Em uma travessa maior coloque as gelatinas em cubos e misture-as.
Depois de misturadas, quando as gelatinas estiverem bem coloridas coloque o leite condensado por cima, fazendo uma espécie de cobertura.

RENDIMENTO: 20 porções

BOM APETITE!!!

POEMA


O QUE É POEMA?

Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.
O texto poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia presente no texto é a componente que distingue o poema.
Geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes com rima e ritmo. A prosa poética tem o caráter de poesia devido ao efeito emocional provocado pela linguagem.

EXEMPLO:

Ah, o amor
Amor, amor, amor

O amor é tudo.
Tudo e nada.
Tudo quando é amado,
Nada quando é ignorado.

Ah, o amor

Não há palavras,
Que descreva o amor.
Assim como não há,
Dor maior, que a dor do amor.

Ah, o amor

Sentir o amor,
É uma coisa invulnerável.
Sofrer por amor,
É inexplicável.

Ah, o amor
Amor, amor, amor

PARÁBOLA


O QUE É UMA PARÁBOLA?

Parábola é uma narração alegórica que se utiliza de situações e pessoas para comparar a ficção com a realidade e através dessa comparação transmitir uma lição de sabedoria (a moral da história). A parábola transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica. Diferencia-se da fábula e do Apólogo por ser protagonizada por seres humanos.

EXEMPLO:


Ruan e Dedé eram vizinhos e brincavam todo dia.

-Ruan, olha o carrinho que meu tio me deu.

-Que legal! Deixa eu brincar com ele?

-Pode, toma.

E assim eles brincavam todos os dias durante as tardes. Só que um dia os primos de Ruan, vieram para casa dele brincar. E como de costume Dedé foi para lá.

-Oi Ruan, quem são esses meninos?

-São meus primos e hoje eu vou brincar só com eles.

Dedé todo sem graça foi embora.

No outro dia como Dedé não apareceu Ruan foi ver o que estava acontecendo.

-Oi Dedé, porque você não foi lá casa para nos brincar?

-Não quero mais brincar com você.

-Mas você vai me deixar brinca sozinho?

-Ontem você me deixou.

-Mas meus primos estavam lá em casa. Agora eles foram embora.

-Ontem você não quis brincar comigo por causa deles, agora brinca sozinho.

-Não Dedé você é meu amiguinho.

-Não sou mais.

Ruan voltou para casa muito triste. Nem quis comer. A mãe preocupada com o filho perguntou o que tinha acontecido

-É que quando Victor e Marcos estavam aqui em casa eu não quis brincar com o Dedé, agora ele não quer brincar comigo.

-Oh, meu filho, você não pode desprezar seu amiguinho por causa dos outros não. Vai la pedir desculpas para ele, e não faz mais isso.

Ele todo alegre foi correndo.

-Dedé, Dedé, mamãe falou que eu não posso te largar por causa dos meninos, porque você é meu amiguinho. Me desculpa?

-Desculpado.

-Vamos brincar? Cadê seu carrinho novo?

-Está lá dentro vou buscar ele.

E assim sempre que os primos de Ruan chegavam, ele chamava Dedé para brincar com eles.

APÓLOGO


O QUE É UM APÓLOGO?


Apólogo é uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética, através do uso de personalidades de índole diversa, imaginárias ou reais, que podem ser tanto inanimadas como animadas. É comumente confundido com a fábula, que é focada nas relações que envolvem coisas e animais. Diversos autores consideram que pode-se considerar o apólogo como uma parábola que não utiliza apenas, e a título de analogia, um caso particular a fim de tornar perceptível uma significação geral.


EXEMPLO:


Um urso de pelúcia que ficava só no armário perguntou para o que ficava em cima da cama:

- E ai como é que se sente sendo a mais “ queridinha” de todos nos?

Ela responde:

- Não sinto nada.

Os outros ursos começam a rir.

- Você deve achar-nos uns idiotas por ficar aqui nesse armário esquecidos.

-Não. Na verdade eu queria estar aí.

-Hã? Você é louca? Você fica na cama e ainda queria estar aqui?

-Não, eu não sou louca... Vocês estão achando que fica em cima de uma cama sozinha durante o dia e a noite ser jogada para o chão, é bom né...

-...

-Vocês não imaginam o quanto sofro sozinha... Queria tanto estar ai no armário...

-Oh nos desculpe... Nos não sabiam o que você passava.

-Não tem problema.

-Olha nos promete que agora nos vamos ser sua amiga, estar bem? Você não vai mais ficar sozinha.

-Obrigado! E até pode ate ser a queridinha, mas de que me adianta ser não tenho amigos... Ainda bem que agora tenho vocês.

Depois desse dia todos os dias eles conversavam com ela, nunca mais deixou ela ficar sozinha, eles viraram melhores amigos.

ENTREVISTA


O QUE É UMA ENTREVISTA?

Entrevista é uma conversação entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado) em que perguntas são feitas pelo entrevistador para obter informação do entrevistado. Os repórteres entrevistam as suas fontes para obter destas declarações que validem as informações apuradas ou que relatem situações vividas por personagens. Antes de ir para a rua, o repórter recebe uma pauta que contém informações que o ajudarão a construir a matéria. Além das informações, a pauta sugere o enfoque a ser trabalhado assim como as fontes a serem entrevistadas. Antes da entrevista o repórter costuma reunir o máximo de informações disponíveis sobre o assunto a ser abordado e sobre a pessoa que será entrevistada. Munido deste material, ele formula perguntas que levem o entrevistado a fornecer informações novas e relevantes. O repórter também deve ser perspicaz para perceber se o entrevistado mente ou manipula dados nas suas respostas, facto que costuma acontecer principalmente com as fontes oficiais do tema.

EXEMPLO:

NOME: João Gonçalves Mascarenhas
DATA DE NASCIMENTO: 25 de fevereiro de 1952

 QUAL O NOME DO SEU PAI E DA SUA MÃE?
Meu pai era o Torquato Gonçalves Ribeiro e a minha mãe a Faraildes Mascarenhas Pires.

O SENHOR NASCEU AQUI EM ARINOS?
Eu nasci na fazenda Ponte Alta, nessa época o papai era agregado na fazenda. Naquele tempo o agregado morava na fazenda e plantava lavoura.

COMO ERA SUA CASA?
A nossa casa era feita de adobe com telha comum. O chão da casa era todo de terra batida. Não tinha privada e usava o urinol durante a noite.

COMO QUE VOCÊS FAZIAM AS NECESSIDADES? LIMPAVAM?
Não tinha fossa às necessidades eram feitas no quintal. Limpava com folha ou sabugo.

E PARA TOMAR BANHO?
O banho era na vereda que tinha no fundo da casa. E as mulheres usavam a bacia.

DURANTE O DIA VOCÊS TRABALHAVAM, E DURANTE A NOITE?
Era costume o pessoal ficar conversando a noite na cozinha ou então na sala. Quando ficava na sala, acendia uma fogueirinha no meio da sala, para esquentar conversando

NAQUELA ÉPOCA TINHA MÉDICOS?
Não.

COMO QUE ERA FEITO QUANDO VOCÊS ADOECIA?
Quando uma pessoa ficava doente, e os remédios caseiros não melhoravam, era morte na certa morria a míngua. A vida era muito dura, só sobrevivia quem era muito forte.

E AS ROUPAS?
Era feita por nos mesmo. Para fazer a roupa, a gente colhia o algodão, descaroçava, fazia a linha no fuso ou na roda, tecia o pano no tecedor ou no tear.

NAQUELA ÉPOCA NÃO TINHA ENERGIA. COMO QUE VOCÊS FAZIAM?
A luz que tínhamos era a do sol durante o dia e a noite lamparina. O azeite da mamona para a lamparina era feito no pilão. A maioria era pisada no pilão e depois era fervida no tacho, da onde tirava o azeite.

E PARA CONSEGUI AS COISAS COMO ERAM FEITO?
Tinha o comercio do Crispim Santana. Ele tinha uma tropa com uns vintes burros e um boi com seis juntas para buscar mercadoria em São Romão, Januária, São Francisco ou Porto da Manga.

ELES TRAZIAM MUITAS COISAS PARA VENDER?
O que mais precisava. Era sal, querosene, café, rapadura, tecido, sabonete, botina, botão, agulha, munição para espingarda.

VOCÊS CAÇAVAM MUITO?
Vixi demais. A gente caçava e levava o couro para vender em Januária. Era couro de gado, caititu, veado, anta, lontra, ariranha, onça e gato do mato.

E OS CASAMENTOS?

A mulher era só aquela que a gente casava com ela ou alguma que o marido morria ou separava. Só sobrava mulher velha. (risadas)
O homem era verdadeiro, só valia a palavra dele

O QUE O SENHOR MAIS GOSTAVA NAQUELA ÉPOCA?
O bom daquela época eram as festas que a gente ia a cavalo ou no carro de boi.

QUE FESTAS ERAM ESSAS?
A festa dos Santos Reis que era celebrada em todas as fazendas; na ultima sexta-feira de Agosto, tinha a festa de morrinhos; a festa no Angical, no dia três de maio; na Serra das Araras, no dia treze de junho.
Nestas festas a gente rezava, bebia, dançava e namorava.

FÁBULA

O QUE É UMA FÁBULA?



Fábula é uma composição literária em que os personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.
A fábula é uma narrativa em prosa ou poema épico breve de caráter moralizante, protagonizado por animais, plantas ou até objetos inanimados. Contém geralmente uma parte narrativa e uma breve conclusão moralizadora, onde os animais se tornam exemplos para o ser humano.

EXEMPLO:

No beco onde que morava Dinho e seus amigos ratos tinha muita confusão devido à turma do Leleco viver invadido suas casas.
Todo dia era a mesma coisa dava a noitinha quando todos iam para sua casa descansar, lá vinha Leleco invadindo casa por casa.
Era raro o dia que eles não saiam de lá satisfeito  E sempre a mesma coisa os pais chorando ia atrás de Dinho:
-Dinho, meu filho... Levaram meu filho.
-Pegaram meu marido, e agora quem vai cuidar das crianças? Dinho faz alguma coisa, pelo amor de Deus!
E mais uma noite Dinho não conseguia dormir, ele se sentia culpado por líder daquele beco. Mas antes mesmo de amanhecer,  ele já pulou da cama, arrumou seu quartinho e esperou que todos levantassem para ir ate a porta de seu quartinho e gritar:
-Atenção, todos os homens hoje haverá uma reunião no barzinho da Lula, quero todos lá no fim da tarde sem falta. Avise aos outros.
Ele não via à hora de chegar o fim da tarde para resolver logo esse problema.
No fim  da tarde como o combinado todos os homens estavam lá. E todos curiosos:
-Para que é essa reunião mesmo?
-Vai demorar muito? Quero ir para casa descansar.
Quando Dinho chega todos viram para ele e um deles fala:
-Então o que você quer com a gente?
-Calma pessoal, vamos com calma. Essa noite pensei e repensei ate chegar a uma solução para nossos problemas.
Todos ficaram surpresos.
- E qual é a solução?
-E simples pessoal, e só nos comprar um sino e colocar no pescoço do Leleco, assim quando ele estiver vindo o sino vai tocar, e todos nos corremos para dentro com nossas famílias e trancamos a casa.
-Claro, como nunca pensamos nisso antes.
-É gente mais e o resto dos gatos? Não devíamos colocar em todos?
-Não porque o Leleco só vem aqui com sua turma, ele nunca vem sozinho.
-É verdade. Eu concordo.
-Eu também.
E assim todos concordaram com a ideia do Dinho. Estavam todos felizes porque seus problemas haviam acabado. Até que um rato que esteve à reunião toda no fundo do bar, foi ate a frente onde estava Dinho e perguntou para todos:
-Gente,mas quem vai colocar o sino no pescoço do Leleco?

MORAL DA HISTORIA: Falar e fácil, difícil é fazer.