O QUE É UMA CRÔNICA?
A crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.
Você já deve ter lido algumas crônicas, pois estão presentes em jornais, revistas e livros. Além do mais, é uma leitura que nos envolve, uma vez que utiliza a primeira pessoa e aproxima o autor de quem lê. Como se estivessem em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar sobre fatos até mesmo íntimos com o leitor.
EXEMPLO:
Nunca morei com meu pai, não o tive por perto nem nos meus piores momentos, e nem nos melhores.
Fico pensando, porque que os pais têm que morar separados? Por quê? Tudo bem que é porque eles não dão certo juntos, ou que engravidou por descuido e outras milhões de coisas... Mas será que eles não deviam pensar primeiramente nos filhos, depois neles?
Querendo ou não eles terão uma vida a mais. Uma vida que surgiu deles, que se não fossem eles, ela não existiam... Mas como sempre, eles acham que não vão ser felizes vivendo juntos e decidem separar, cada um vai para seu canto. Concorda num valor de uma pensão para pagar para quem fica com a criança e pronto, vai recomeçar sua vida como se nada estivesse acontecido. Mas será que não aconteceu nada mesmo? Será que uma simples pensão será suficiente, para uma criança que chegou num mundo completamente diferente, do mundo que ela estava acostumada a viver? Será que não é necessário AMOR, tanto do pai quanto da mãe?
E no caso das mães que tem mais de um filho? Será que ela vai conseguir amar a todos igualmente? Será mesmo, que não é preciso um pai? Nem que seja para quando a mãe brigar a criança ir chorar no colo do pai? Nem que seja para brigar? É brigar... Pai também briga, chama atenção, coloca de castigo. E às vezes são piores que a mãe.
Na hora você acha ruim mesmo, odeia... Mas pelo menos você o tem para te mostra o que é certo, e o que é errado... Imagina você crescer num mundo onde você tem que quebrar a cara sozinho? Aprender com seus próprios erros? Não a mãe, também mostrar como é o mundo, mas nunca que ela vai ter a mesma visão que o pai. O pai é mais maldoso nas coisas, tem consciência do que está fazendo, a mãe leva mais pelo lado do amor, da calma, que isso um dia vai passar... Mas será que vai passa mesmo? Será que não é melhor ir pelo lado maldoso do pai e ficar preparo para qualquer coisa?
Para uma criança, o pai na hora que está bravo é um monstro... Mas é porque ele não sabe como é realmente o mundo... Como aquela bronca que o pai deu, vai servir futuramente para ele... Não só as criança, os adolescentes também acha o pai um ‘’saco’’, prosa ruim, um chato, que não deixa ele ir para lugar nenhum... Fica com raiva do pai dias e mais dias... Só anos depois e que vai descobrir que o pai tava certo. Mas aí como sempre, é tarde demais... Não adianta se arrepender, porque já passou não tem como voltar atrás...
Nenhum comentário:
Postar um comentário